Dicas de alimentação
Adaptação alimentar
Todo o processo de adaptação alimentar pelo qual a criança passa nos primeiros anos de vida (seio materno, mamadeira, copo, até o uso de talheres) requer cuidados, somando-se a isto, geralmente ocorre o ingresso da criança na escola. Neste sentido, é fundamental no ato da matrícula ocorrer o levantamento de dados, junto com os pais, da história alimentar da criança, mesmo antes de seu ingresso na escola, para que se possa conhecer qual o esquema adotado pela família e poder juntos discutir a transição para a alimentação coletiva ou opcional (seguindo o cardápio).
Considerando que a criança ao ingressar na escola, passará por uma fase de adaptação, portanto, qualquer mudança na alimentação deve ser paulatina, pois ela estará entrando num ambiente desconhecido, com pessoas diferentes e novas rotinas.
O comer na Escola, além de um ato individual, é um ato coletivo, que estimula a socialização, mas não descaracteriza cada criança, pois seu ritmo de ingestão deve ser respeitado, bem como suas preferências e hábitos alimentares. Na fase pré-escolar, o estímulo para a alimentação coletiva visa, do ponto de vista emocional, um desenvolvimento da auto estima. É importante para a criança perceber se como parte do grupo, não só nas atividades em sala como em todos os movimentos vividos na escola. Durante a alimentação, as crianças e professores, podem usufruir momentos mais descontraídos onde a estimulação e apresentação de novos alimentos tornam-se mais fácil, o que a nosso ver também é um ato pedagógico.
Sabemos que o estabelecimento de hábitos alimentares está diretamente relacionado com as vivências alimentares da infância e por isso, é nossa preocupação oferecer o número possível de alimentos variados quanto ao tipo e a forma de preparo. Estes hábitos são normalmente transmitidos pela família, sustentados pela tradição, crenças, valores, que passam através das gerações, pela questão cultural. Neste sentido a bagagem, alimentar trazida de casa não deve ser desprezada, mas utilizada de forma a ampliar os conhecimentos através da educação alimentar. Na Bello Bambino, esta ocorre em vários níveis e de acordo com o processo de desenvolvimento e aprendizagem que a criança se encontra (Artes/Pesquisas/Canto da leitura/Escrita/Desenho/etc).
A criança deve conhecer todos os tipos de alimentos, desde os mais gostosos, até aqueles que eles menos gostam. Devemos oferecer um alimento de cada vez, sempre mostrando a importância que ele tem para a nossa saúde, respeitando a individualidade de cada uma e fazendo novas tentativas.
Só conseguiremos educar cidadãos mais conscientes que respeitem normas e leis, com boas noções de limites, se nós (família e escola) trabalharmos juntos, nos empenhando e nos esforçando para darmos bons exemplos, agindo com segurança e firmeza.